top of page
  • Foto do escritorCadu Lemos

Você sabe ativar seu flow?



Flow é um termo que vem do inglês Fluir e que pode ser traduzido como "Estado de Fluxo" ou "Experiência da Fluidez" O conceito de Flow foi desenvolvido na década de 70 pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, PhD e professor da Universidade de Chicago, para designar as experiências ótimas de fluxo na consciência.

Um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima.

Mais especificamente, o termo se refere aos momentos de total atenção e absorção, onde o foco na tarefa é tão intenso que todo o resto desaparece. Não há passado nem futuro. Ação e consciência emergem. O senso de self (individualidade e dualidade) desaparece. Presença plena no aqui e agora,

O senso de temporalidade se distorce (com frequência, o tempo passa rápido demais ou, ocasionalmente, parece estar em "câmera lenta"). E mais, durante este tempo, todos os aspectos da performance, tanto mental como física, são surpreendentes.

Geralmente o acesso ao Flow acontece quando se está fazendo aquilo que mais se gosta de fazer ou ainda, gostando muito do que está fazendo. Pessoas entram em fluxo nas mais diversas atividades que dominam e tem alto interesse. Artistas, atletas, escritores, designers e profissionais das mais diversas atividades.


Os esportes radicais representam bem como o estado de fluxo acontece em momentos impressionantes, de pura superação como no caso do skatista Danny Way que atravessou a muralha da China numa mega rampa (algo considerado impossível na época) ou o alpinista Jim Reynolds que este ano escalou o temido Fitz Roy na Argentina solo ( o solo climbing é o ápice dos esportes mortais - se você cair, você morre) sem equipamentos, sendo o único até hoje a conseguir a façanha. Em 2002, o falecido Dean Potter havia conquistado a montanha, escalando solo, porém usando cabos para descer. Potter morreu em um acidente de base jumping em 2015 no Yosemite. Uma de suas frases principais era que ele não vivia para escalar montanhas, mas para perseguir o flow.

Veja a conquista de Reynolds aqui.

Estamos preparando um evento que vai apresentar maneiras de se acessar o estado de flow, tanto individualmente, como em grupos, jogando luz sobre um tema cada vez mais instigante no mundo do autoconhecimento e das equipes de alta performance.

Quer saber mais? Acesse AQUI, assine as atualizações, ganhe o e-book "A Corporação Tribal" e não perca nenhum detalhe do #YOUFLOW2019.

2 visualizações0 comentário

تعليقات


bottom of page