top of page

A escolha da Liderança

Foto do escritor: Cadu LemosCadu Lemos

O mundo VUCA (Volátil, incerto, complexo e ambíguo) nunca esteve tão presente e representado como agora.

O COVID-19 é o grande agente deste momento, na nossa realidade cotidiana e no nosso imaginário, que infere, projeta e sente medo, dúvida, angústia, mas também esperança, garra e superação.

Uma coisa parece certa: O novo normal é agora, o trabalho remoto, pelo menos para 62% da força de trabalho nos EUA, segundo dados do Gallup. Empresas que nem consideravam esta possibilidade, estão percebendo que algo positivo, pode ser aprendido e acionado neste momento.

Esta mudança vai sem dúvida, desafiar as culturas organizacionais vigentes e que estão se moldando sob o Coronavírus.

Se pensarmos que culturas fortes e consistentes são algo difícil de se construir durante tempos ‘normais’, imagine agora, quando estamos todos sob uma ameaça maior do que se pensava.

Na mesma pesquisa, o Gallup aponta que apenas 23% dos colaboradores norte americanos afirmam aplicar os valores de suas organizações no seu trabalho cotidiano.

As organizações precisam de um plano para garantir que continuem a criar uma experiência no trabalho que seja única, abraçada e valorizada pelos colaboradores, especialmente porque a cultura é resultado de uma construção social. Não cabe apenas a uma pessoa definir as práticas e comportamentos que são percebidos como ‘o nosso jeito de ser e de fazer’.

As interações pessoais próximas (físicas), que sempre representaram a realidade do mundo do trabalho, mudaram completamente, colocando em situação frágil o conjunto de ‘normas’ estabelecidas.

Então, o que fazer?

Sempre fui favorável a uma comunicação transparente, fluida, de cima para baixo, de baixo para cima e para os lados, sem agenda oculta, sem segundas intenções e venho falando disso desde que a metodologia 9C’s das equipes de alta performance nasceu. Há um décimo "C", oculto nessa metodologia. Para implementa-la de forma verdadeira, há que se ter CORAGEM.



Os líderes devem se comunicar e estabelecer um diálogo e uma narrativa contínua com seus times. É preciso haver consistência e frequência nas mensagens.

É fundamental que se tenha sempre em mente o porquê da existência da organização, sua causa, seu propósito e seu impacto no mundo, para que estas mensagens não se percam quando toda a atenção se desloca para as tarefas e desafios do dia a dia.

Sabemos que o ‘micro management’ tem acontecido de forma constante, por conta da insegurança de muitos gestores e a falta de confiança em seus times. Basta ver a quantidade de ferramentas disponíveis para se controlar logins e permanências online durante o trabalho remoto.

Outro dado impressionante da pesquisa, mostra que apenas 4 em cada 10 colaboradores concordam que a missão ou propósito de suas empresas fazem com que sintam que sua própria contribuição é importante.


O momento pede um verdadeiro ‘hack’ na cultura vigente, caso ela não reflita para os colaboradores, aquilo que se propõe


Tenho desafiado constantemente o conceito de Missão-Visão-Valores, procurado dar mais atenção ao real impacto que cada organização causa em seu entorno e por consequência, o que sentem os times que lá trabalham. Sempre fui defensor da tese de que o cliente vem em segundo lugar.

Agora é a hora mais importante para mostrar como a missão e o propósito (e o impacto causado, claro) tem sido mantido ativos. É hora de provocar o time de forma positiva, buscando um re-compromisso com as conquistas diárias da empresa e de cada um que faz parte dela .

Existem quatro necessidades fundamentais das pessoas no momento atual e que devem ser absorvidas e devolvidas em forma de ação pela liderança:

  • Esperança: O desejo por um futuro melhor

  • Confiança: A crença de que as palavras vão estar conectadas de verdade com as ações

  • Compaixão: Um entendimento do outro (como se sente, o que está pensando, eles precisam saber que você está ouvindo).

  • Estabilidade: Os colaboradores querem a tranquilidade de saber que certas coisas seguirão firmes, consistentes, mesmo em tempos de imensa mudança.

Se cultura é o ‘jeito como fazemos as coisas’, é importante que os gestores reconheçam que isso mudou dramaticamente.

Esta é a oportunidade para se estabelecer novas maneiras de se trabalhar, novos rituais, novas práticas e padrões, seja de comunicação, parcerias, seja de colaboração e novos acordos de relacionamento. Num ambiente físico, é mais fácil que esta mudança aconteça, é natural e histórico, porém, neste novo mundo virtual e de trabalho remoto, haverá a necessidade que líderes e gestores sejam proativos e dêem um passo firme na direção de estabelecer estruturas e novas maneiras de fazer as coisas.

Já estão acontecendo agora uma série de iniciativas bacanas, como cafés virtuais, sessões de brainstorming, checklists de necessidades pessoais e ligadas ao trabalho, celebrações de conquistas diárias.

Somente culturas organizacionais verdadeiras, fortes, consistentes e conscientes terão a chance de sair menos afetadas de tudo isso, provando ser frutos autênticos de escolhas acertadas.

Nesse momento que atravessamos, revelam-se o melhor e o pior da condição humana - países barganhando insumos médicos em momentos como este e em contraponto, movimentos independentes sendo criados para ajudar de diversas maneiras - surge então, a grande chance de se transformar aquilo que já vinha dando sinais claros de cansaço - sim, o velho comando e controle - em algo realmente verdadeiro e com eco naquilo em que fomos talhados para ser, seres sociais, se relacionando de forma cooperativa e com compaixão real, não apenas buscando aplacar o peso de nossas consciências em momentos como este.

Essa é a grande escolha. E para faze-la, há que se ter coragem

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


© 2023 by Projeto FLOW & Cadu Lemos  I  Performance

Fale comigo

WhatsApp +55 11 98605.8650

Image by Alexander Andrews

Assine nossas atualizações (sem SPAM)

Obrigado por estar aqui, agora!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

bottom of page